Pá, está na altura. Eu sei, ninguém tem coragem para tocar nos temas que aleijam, nas temáticas que são realmente importantes, mas isso hoje muda. Hoje estou aqui para dizer o que todos pensamos há anos mas ninguém tem coragem de dizer!
Pá… Qual é o problema das pessoas que bebem descafeinado?
Beber descafeinado é o equivalente social de ir sair com amigos e pedir uma caipirinha sem álcool. É menos aceitável até! Evitar beber álcool, pronto, até vá que não vá, agora, cafeína?
Mão no ar todas as pessoas que já beberam descafeinado e sabem como raio se retira a cafeína do café. Ninguém? Pois.
Então bebem descafeinado porquê? Porque é mais saudável? Não, é porque não pensam.
Apesar de haver formas mais seguras de retirar a cafeína dos grãos de café, a forma mais barata e a mais comum é através de solventes químicos, nomeadamente, cloreto de metileno. Este solvente é conhecido por causar vários sintomas negativos no ser humano, como enxaquecas, náuseas, vómitos, e fadiga. Em estudos com animais, o químico está associado a cancro no fígado e no pulmão.
Volto a dizer que existem formas mais seguras, utilizando técnicas de dissolução com água ou dióxido de carbono, que são limpas e não apresentam qualquer efeito nocivo, mas normalmente apenas marcas e gamas ‘premium’ utilizam estes métodos.
De notar que o problema maior nem é isto. O problema maior é que eu podia estar para aqui a inventar coisas e vocês nem faziam ideia.
“Mas não sejas burro, então e pessoas com problemas de coração e que gostam de café, bebem o quê?”
Oh, voz na minha cabeça, sempre tão pertinente… Está provado que mesmo pessoas com doenças cardíacas podem consumir uma dose moderada de cafeína diariamente ( entre 1 a 2 cafés ) sem qualquer tipo de efeito nocivo.
Aliás, há vários estudos que comprovam os diversos benefícios do café, benefícios esses que, pensa-se, se perdem ou são mitigados pelo processo de descafeinização.
Desde reduzir em cerca de 30% a probabilidade de contrairmos diabetes tipo 2, em 60% a probabilidade de Parkinson ou Alzheimer, e pode até mesmo, ao contrário do que se possa pensar, reduzir o risco de ataque cardíaco.
Além das vantagens com que já estamos familiarizados, melhoria da concentração e da capacidade de foco, aumento dos níveis de energia mentais e corporais, um claro aumento do péni–
Ai o pénis não? É pena pá…
Tudo isto num néctar divino, quentinho, que sabe a abraço de mãe e cheira a manhã de domingo. Que mais se pode pedir de um produto alimentício?! Nada pá!
Portanto, levei-vos à escola, ensinei-vos umas coisinhas, vamos lá deixar de ser coninhas e parar com essa brincadeira do descafeinado, tá bom? Já não estamos em 1995 pá…
Quanto à caipirinha sem álcool… Pá, ganhem juízo e peçam uma limonada. Vocês estão a pedir uma bebida que é cachaça com limas, açúcar e gelo, mas sem cachaça.
É basicamente pedir um Big Mac sem carne…
Deixe um comentário