Então não é que o Kasha, vocalista de 29 anos da banda D.A.M.A, está envolvido com Bárbara Bandeira, filha de 17 anos de Rui Bandeira. Escandaloso não é? Bem, ou pelo menos é o que a imprensa faz parecer.
Realmente escandaloso, e disso já foi mais difícil encontrar notícias, foi o que se soube no dia anterior.
Bispos portugueses confirmaram cerca de uma dezena de abusos sexuais dentro da igreja católica, desde 2001. “Pouquíssimos”, dizem eles. A mim parecem-me cerca de uma dezena acima do aceitável, mas quem sou eu para questionar a igreja católica.
Isto já não é tão escandaloso para a imprensa portuguesa, ao que parece. Nem para ninguém, na verdade. Acho importante ressalvar que esta “cerca de dezena” não inclui as outras tantas dezenas arquivadas, e as muitas outras das quais nem sequer houve ainda queixa. Não que valha de muito fazer queixa em Portugal, visto que, pelos dados de Agosto de 2018, até à data apenas 4 padres foram condenados, 2 deles com prisão efectiva, um dos quais fugiu para o Brasil e continua em liberdade, outros 2 com pena suspensa e que, note-se, continuam a exercer livremente.
A própria igreja admite que “aqui e ali” pode não ter existido a “devida investigação”. Tudo isto casualmente, como se de arbitragem se tratasse e não de abusos a menores.
Imaginem que isto se passava, sei lá, com literalmente qualquer outra instituição. Imaginem vocês que sempre que um estudante do conservatório nacional fosse para a aula de flauta transversal tinha de fazer umas festinhas na ‘flauta’ do professor. Agora imaginem que em vez de ser só o professor de flauta, 9 outros faziam o mesmo. Será que demoraria muito a envolver a instituição num escândalo e a perseguir estes professores? Será que eles continuariam a exercer depois de condenados?
Se calhar não, não é?
Já a igreja continua intocada, com defensores fervorosos, com criminosos a continuar a exercer como se nada fosse, criminosos esses que são julgados num Tribunal Eclesiástico, que tem todo o interesse em reduzir o escândalo e proteger os seus membros, pedófilos ou não.
Porquê que a igreja continua a ter benesses num estado laico? Porquê que se continua a permitir que pedófilos saiam impunes por pertencerem a uma instituição religiosa?
Vai continuar-se a ignorar isto e a olhar para as coisinhas brilhantes? Ai o Kasha está envolvido com uma miúda de 17 anos?
Tristeza, valha-me Deus!
Deixe um comentário